Cobertura - Taça Denilson Caribé 2016

CIRCUITO OPEN NACIONAL 2016 - XXIII TAÇA DENILSON CARIBÉ DE CASTRO

Realizada no dia 26 de novembro de 2016, a XXIII Taça Denilson Caribé de Castro, reuniu 99 atletas pertencentes a 18 Clubes e Associações vinculados à Federação Bahiana de Karatê – FBK, além da Federação de Sergipe e Federação Paulista.


 Em sua Abertura Oficial o evento contou com a presença do Professor Milton Mucarzel Leovigildo representando a FBK, dos Professores Vilobaldo Morais Pedreira, Raimundo Santana Veiga, Dalmar Caribé de Castro, Djalma Caribé de Castro, além da Dra Isabel Adelaide Barbosa Alves.


 
Os Homenageados


Antes da declaração de abertura oficial pela Federação Bahiana de Karatê, o Presidente da Associação de Karatê da Bahia, Dorismar Caribé de Castro, mantendo a tradição de reservar um momento para manifestar respeito, consideração e cortesia às personalidades que constroem essa arte marcial, principalmente aqueles que conviveram com o homenageado, Denilson Caribé de Castro, conduziu a entrega do Troféu Denilson Caribé de Castro à ex-diretora jurídica da ASKABA, Dra Isabel Adelaide de Melo Andrade Barbosa Alves.


A homenageada ingressou como associada da ASKABA há mais de 15 anos, sempre disponível para colaborar com as atividades relacionadas ao desenvolvimento do Karatê, seja exercendo cargos de direção, seja solucionando problemas da instituição vinculados à sua área profissional. Atuou como Diretora Jurídica por dois mandatos consecutivos e mesmo afastada das atividades esportivas nunca deixou de prestar toda assistência requerida em benefício das Artes Marciais.

A entrega do Troféu Denilson Caribé de Castro à Dra. Isabel Adelaide Barbosa Alves foi feita pelo Professor Dalmar Caribé de Castro.

Após a homenagem, o Presidente da ASKABA, Dorismar Caribé, explicou que desde que o Troféu Denilson Caribé de Castro foi instituído, a diretoria colegiada que indica os homenageados sempre evitou indicar um membro da família para recebê-lo. Entretanto, neste ano a diretoria decidiu acatar uma indicação externa para homenagear um membro da família, anunciando que este homenageado é o Professor Djalma Caribé de Castro. Esclareceu ainda que a indicação partiu dos seus filhos e sobrinhos que trilham o caminho dessa arte marcial e que reconhecem a importância da influência e dos ensinamentos recebidos do homenageado.

Para consolidar a importância de Djalma na história do Karatê da Bahia e do Brasil, Dorismar relembrou que o homenageado foi discípulo do seu irmão Denilson e dos Mestres Yoshizo Machida e Taketo Okuda, e que desde a faixa verde se destacou em campeonatos estaduais e nacionais, tendo em 1978 participado do Campeonato Panamericano no Canadá obtendo quatro medalhas, se classificando como um dos dez melhores atletas da competição. Lembrou também que Djalma foi medalhista em cinco campeonatos internacionais, sendo dois Mundiais, dois Panamericanos e um Sulamericano.

A entrega do Troféu a Djalma Caribé de Castro foi realizada de uma forma emocionante por alguns dos autores da sua indicação: os seus filhos Djalma e Daniela, além dos sobrinhos Décio, Paulo César, Raoni, Eric e Zeno.

 

A homenagem dirigida a Djalma gerou inúmeras manifestações de atletas, o que pode ser resumido no depoimento da faixa preta Noelma Silva Alves:

“Parabéns a todos nós, que temos a ASKABA como referência e extensão de nossas casas, no nosso coração. Parabéns também pela iniciativa de dar o troféu Denilson desse ano ao grande e inesquecível *Mestre Djalma*, que tão bem soube conduzir o nome da nossa ASKABA pelo Brasil e pelo mundo!
E agora rumo aos 50 anos, vamos nos preparar para fazer desse próximo evento, uma grande festa brasileira, cada um de nós tem que ter o compromisso e o empenho de se dedicar na "construção" dessa festa. Não vamos deixar só nas mãos da diretoria, sozinha , ela não dá conta, vamos nos unir durante o ano, correr atrás de patrocinadores, para que esses nossos cinquenta anos  fique na história do karatê brasileiro!!!
Contamos com todos Nós!
OSS!”

Agradecimentos


Após a entrega do Troféu Denilson Caribé de Castro o Presidente da ASKABA, entidade organizadora do Evento, fez os agradecimentos a todas as pessoas físicas e jurídicas que colaboraram para o sucesso da Taça. Destacou o patrocínio recebido da Larco Distribuidora de Combustíveis e da Pejota Construções e Terraplanagem Ltda., além do apoio da Associação Cultural e Esportiva Braskem, da Ortoped – Ortopedia, Traumatologia e Fisioterapia, da Presley Engenharia e Reforma Ltda, da Mv Projeto Estrutural, Svc Construções Ltda, da Ampla Engenharia, da Impacto Engenharia, da Monte Cristo  Construtora e Incorporadora Ltda e da Mc Eventos.
O Presidente da ASKABA agradeceu também a colaboração de Aiane, Ana Paula, Daniela, Edna Leovigildo, Edna Silva, Noelma, Eric Castro e Raoni Castro, componentes da Comissão organizadora Liderada por Décio Caribé e a equipe médica composta dos Drs. Jorge Eduardo Bettio Pigeard e Ana Paula Torres Guedes.


Em seguida, foi registrado que no dia 23 de outubro passado, a Federação Bahiana de Karatê completou 44 anos de fundada, na mesma data em que seu fundador, Denilson Caribé de Castro, o homenageado deste evento, completou 31 anos de falecido. Foi registrado também que no dia 23 de novembro, a ASKABA estaria completou 49 anos da sua fundação.

A Abertura Oficial e Cumprimento Geral


Realizadas as homenagens o Certame foi declarado aberto pelo Representante da FBK, Milton Mucarzel Leovigildo. Ainda fizeram uso da palavra os professores Vilobaldo Morais e Dalmar Caribé, enfatizando a importância do evento e desejando sucesso aos competidores.

Em seguida foi feito o juramento pelo atleta Clécio Marback de Souza. Emocionado, o atleta Clécio fez a seguinte declaração após a cerimônia:
Muito obrigado ASKABA, por mais esta homenagem. Ano passado entreguei um troféu a minha mãe do Karatê e neste, fiz o juramento do atleta, o que nunca havia feito na minha juventude, mesmo sem deixar de participar de nenhum Campeonato Baiano.  Foi de muita emoção. ASKABA é  Meu clube de coração. OSS! Obrigado irmãos da Associação de Karatê da Bahia.
Ao se referir à mãe do Karatê, Clécio mencionava Maria Rita Bacelar, homenageada com o Troféu Denilson Caribé em 2015.

Logo após o juramento procedeu-se o Cumprimento Geral pelo Coordenador de Arbitragem, Professor Walney Andrade Ávila que contou com um Quadro de Árbitros composto pelos seguintes professores: Adriano Santos de Souza, Carlos Cardoso dos Santos, Clécio Marback de Souza, Daniel Carvalho Nepomuceno, Edilson Montes dos Santos, João Paulo de Barros Silva, José Matos Rocha, Jose Pereira dos Santos, Jurandir Carvalho Viana, Luiz Carlos Viana Filho, Nilson de Albuquerque Viana, Patrícia Carvalho Chiron, Paula de Jesus Pereira, Pedro Rocha Passos, Rafaela Souza Mascarenhas da Rocha, Rinaldo Alves Melo, Walney Seixas Barreto e Yuri Camara Cerqueira. Os Oficiais de Mesa foram: Adaberto Manoel Do Bomfim Filho, Cesar Augusto Souza Santos, Christian Silva Braga, Jucileide Ramalho Da Silva, Raquel Wanderley Esquivel De Souza e Rejane Pereira

Após o desfile de encerramento foram iniciadas as competições nas modalidades de Katá e Kumitê individual masculino e feminino, nas classes Sub-8, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Cadetes, Junior, Sub-21, Sênior e Master.

 


A participação da ASKABA

A Associação de Karatê da Bahia - ASKABA participou com uma equipe composta do Delagado Décio Caribé de Castro Junior, Técnicos Valberto Alcântara e Álvaro Gonzaga, além dos 9 atletas que conquistaram as seguintes medalhas:   


OURO – kumitê
Debora Ornelas
Helion Ribeiro de Souza
Reynold Gomes Fonseca
Simon William Saturnino Freitas
PRATA - katá
Alicia Moreno Santander
Djalma Caribe de Castro Filho
Mariana Moreno Santander
Milton Oliveira de Albuquerque Mello Neto
BRONZE – katá
Carlos Mauricio Moreno Santander

Está de parabéns a equipe da ASKABA, com todos os participantes medalhistas!