O Karatê na Bahia

Em 1961, levado pelo Dr. Angelo Decânio, chegava ao Ginásio Acrópole, um japonês franzino e com apenas 16 anos de idade. Tratava-se de Eisuke Oishi, que, após entrar em entendimentos com o Sr. Walter Andrade, Diretor do Ginásio, começou a ministrar aulas de karatê para um grupo de 10 pessoas, já iniciantes de outros esportes naquela academia. Nessa ocasião, Denilson Caribé estava treinando Jiu-Jitsu com o Professor Mário Conceição, o qual já havia transmitido à Caribé algumas notícias do Karatê. Assim, com a chegada do japonês Eisuke Oishi, começava a verdadeira história do Karatê na Bahia.

Tal história prosseguiu com os fatos que culminaram com a fundação da ASKABA em 1967, quando Salvador foi gradativamente obtendo o reconhecimento como um dos melhores centros de Karatê do país, depois de conquistar títulos nacionais e internacionais. Durante muitos anos, que precederam a criação da Federação Baiana de Karatê, os atletas baianos que conquistaram títulos nacionais, estampavam em seus kimonos o escudo da ASKABA. Dois anos depois de fundada a ASKABA, em dezembro de 1969, a Bahia já conseguia dois títulos no I Campeonato Brasileiro, com Dorival e Denilson conquistando, respectivamente, o primeiro e segundo lugares.

Nos anos seguintes, a Bahia ficou com o título de campeã por equipe, em 1970, vice em 71, e no ano seguinte ganhou tudo no IV Campeonato Brasileiro: Dorival Caribé foi campeão individual e a equipe baiana, campeã coletiva. A consagração foi a ida dos irmãos Denilson e Dorival Caribé na equipe que representou o Brasil no II Campeonato Mundial de Karatê, em Paris, a maior prova do reconhecimento do Brasil ao karatê desenvolvido na Bahia.


LINKS

Confederação Brasileira de Karatê: http://www.karatedobrasil.com/
Federação Bahiana de karatê – FBK: http://www.fbk.org.br/